VAREJO PAULISTA DEVE CRIAR MENOS VAGAS PARA FIM DE ANO DESDE 2016

  • 10/11/2020
  • 0 Comentário(s)

VAREJO PAULISTA DEVE CRIAR MENOS VAGAS PARA FIM DE ANO DESDE 2016

Apesar das projeções mais otimistas sobre as vendas do varejo daqui até o final do ano e das medidas de afrouxamento do isolamento social, o setor deve gerar o menor número de vagas formais para o bimestre outubro/novembro desde 2016, no Estado de São Paulo.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 22,9 mil postos de trabalho formais serão abertos no período – comumente marcado por contratações para atender a demanda de final de ano – sendo que 8 mil deles serão na capital.

Dentre as vagas, a expectativa é que ao menos 15% se tornem efetivas para 2021. É um volume 35% menor de postos formais de trabalho abertos se comparado com o bimestre outubro/novembro de 2019, por exemplo – quando 35,3 mil empregos foram criados.

Novembro é, historicamente, o mês com maior saldo líquido de vagas formais (número de contratações em relação aos desligamentos) do varejo paulista, porque é a época em que as lojas reforçam suas equipes mirando o aumento da demanda das compras de final de ano.

Isso se reflete, por exemplo, no fato de que a maior demanda de trabalho será por vendedores (32%), atendentes (16%), repositores (13%) e operadores de caixa (12%). Em 2020, o número de vagas celetistas criadas no varejo nesta época do ano será o terceiro pior da década, segundo a Federação: em 2015, o saldo foi de 15,8 mil empregos no mesmo período e, no ano seguinte, o número subiu para 20,7 mil.

De acordo com a FecomercioSP, os dados ajudam a refletir a situação atual dos varejistas em São Paulo: no primeiro semestre, o setor viu seu faturamento bruto cair 3,3% – a maior queda para o período desde 2015. Considerando os meses de janeiro a agosto de 2020, 104 mil postos celetistas já foram fechados pelo varejo no Estado.

Por Sandro Spironeli

Gráfico: CAGED com projeção da FecomercioSP

Fonte: Assessoria de imprensa FecomercioSP

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Bot Demais

AS TOPS DA DEMAIS

01:00 - 03:59

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Hillsong United

Océanos

top2
2. Kell Smith

Mudei

top3
3. Gabrielly Lourenço

Eu Irei e Cumprirei

top4
4. The Weeknd

In Your Eyes

top5
5. Isadora Pompeo

Hey, Pai

Anunciantes